Nosso paroquiano na Jornada Mundial da Juventude 2016

Um veterano de Jornadas Mundiais da Juventude. Marlon, no palco da JMJ, no Rio, em 2013. Esse ano é a vez de Cracóvia, na Polônia.
Um veterano de Jornadas Mundiais da Juventude. Marlon, no palco da Jornada Mundial da Juventude no Rio, em 2013. Esse ano é a vez de Cracóvia, na Polônia.

No próximo dia 26 de julho, a cidade de Cracóvia, na Polônia, passa a ter a atenção dos católicos do mundo inteiro. Nesse dia começa a 31º edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), onde o nosso querido papa Francisco vai se encontrar com a juventude católica de todo o planeta. E a paróquia São José estará presente no evento através do nosso paroquiano Marlon Higino de Souza, de 34 anos. Praticamente um “veterano” de JMJs, essa será a terceira vez que ele participa da Jornada. “Estou muito animado! A Jornada é um grande momento para a gente renovar a nossa fé através do encontro com os jovens do mundo inteiro. É um sentimento de unidade muito forte”, diz Marlon.

Marlon embarca para a Polônia neste sábado,  dia 16 de julho. Antes da Crácovia, ele e mais cinco colegas se encontrarão em Roma para um retiro de preparação. O objetivo é também visitar a Igreja de São Salvatore In Onda, onde está o corpo de São Vicente Pallotti. Marlon foi coordenador nacional da Juventude Palotina de 2008 à 2013. Nesse período, a JP deu um boom com a realização de vários congressos e com a fundação e regionais em várias cidades. Outros destaques foram as missões realizadas nas cidades de Cambé (2006), Curitiba (2008), Itaperuna ( 2009), Arapongas (2010) e Niterói (2012). Jovens palotinos do Brasil inteiro se reuniram nestas cidades para visitar as casas e levar a linda mensagem do Evangelho.

Missão da Juventude Palotina em Curitiba, em 2008
Missão da Juventude Palotina em Curitiba, em 2008

Foi nesse período como coordenador que ele conheceu a Jornada Mundial da Juventude e organizou uma caravana para a JMJ de Madri, em 2011.  Momento, diz Marlon, que mudou sua visão de vida: “O primeiro impacto foi a quantidade de jovens do mundo inteiro reunidos. Tive contato com jovens palotinos de todos os lugares. Foi muito bom conhecer pessoas de outras culturas e línguas reunidas por um único objetivo. Isso acrescentou muito na minha espiritualidade. Ver dois milhões de jovens reunidos com o papa Bento XVI, que trouxe toda uma mensagem de carinho e ternura, me trouxe realmente outro modo de ver a vida”, relata Marlon.

Empolgado, voltou ao Brasil e se engajou na organização da Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, representando tanto a Arquidiocese de Curitiba, como a Juentude Palotina. A Jornada no Rio foi outro momento marcante. “Reunir 3,7 milhões de jovens católicos, que vieram para se encontra pela primeira vez como papa Francisco, foi muito especial”, diz.

JMJ 2016 e 50 anos da paróquia São José

Na bagagem para a JMJ, na Polônia, Marlon está levando uma camiseta dos 50 anos da nossa paróquia. “Com essa camisa quero representar a paróquia, que vive um ano especial”, diz. Junto com a camiseta, leva vários outros objetos como faixas, broches e outros souvernis do Brasil para trocar com os jovens de outra nacionalidades, prática recorrente nas Jornadas Mundiais da Juventude.

Bagagem pronta para Jornada na Cracóvia. Camisa dos 50 anos da Paróquia na mala.
Bagagem pronta para Jornada na Cracóvia. Camisa dos 50 anos da Paróquia na mala.

Depois de Roma, Marlon vai para Varsóvia, capital da Polônia, e se junta aos jovens palotinos de mais sete países para realizar uma missão na cidade. Todos ficarão em casas de família até o dia 24 de julho, quando se encaminham para Crácovia para o ponto alto da viagem, o encontro com o papa Francisco na Jornada.

Envio e cobertura da Jornada

Ontem, dia 15, Marlon e demais peregrinos de Curitiba que irão para a JMJ, receberam a benção de envio das mãos do nosso querido bispo auxilia da Arquidiocese, Dom José Mario Angonese. Marlon, que também participa da pastoral da comunicação da paróquia,  estará fazendo a cobertura da JMJ e enviando fotos e vídeos para serem veiculados no site e no Facebook da nossa paróquia.

No dia 15 de julho, Marlon e outros peregrinos de Curitiba receberam a benção e o abraço de envio do bispo auxiliar da Arquidiocese, Dom José Mario Angonese
No dia 15 de julho, Marlon e outros peregrinos de Curitiba receberam a benção e o abraço de envio do bispo auxiliar da Arquidiocese, Dom José Mario Angonese

Para a Jornada Mundial da Juventude 2016, que acontece em Cracovia, na Polônia, são esperados a presença de 2 milhões de jovens do mundo todo. O tema da JMJ, anunciado pelo Papa, está baseado nas bem-aventuranças do Evangelho. O lema será “Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia” (Mt 5,7) , pois a jornada vai acontecer na cidade das revelações da Divina Misericórdia à Santa Faustina.

Um boa e abençoada viagem para nosso querido paroquiano!

Saiba mais da Jornada Mundial da Juventude

A JMJ deste ano é a 31º realizada pela Santa Igreja. O evento nasceu de um desejo do papa João Paulo II (hoje, São João Paulo II), inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos Roma. Em 1985,  João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual (que passou depois a ser com intervalos de dois ou três anos) com o objetivo de alcançar novas gerações de católicos, através da propagação do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e os ensinamentos da Igreja.

Essa é a 31º edição da JMJ: sonho de São João Paulo II
Essa é a 31º edição da JMJ: sonho de São João Paulo II

Apesar de ser organizada pela Igreja Católica, a JMJ é um convite a todos os jovens do mundo, como afirmou o papa João Paulo II: “A esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo”.

O evento é realizado sempre numa cidade escolhida pelo Papa. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema, retirado de um versículo bíblico. Assim, cada Jornada possui um hino baseado no tema, patronos, intercessores e um logotipo. Durante a JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows, tudo em diversas línguas.

Em 2013, foi a vez do Brasil receber a JMJ. A Jornada do Rio de Janeiro foi a segunda maior de toda a história com 3,7 milhões de jovens  (a edição de 1995, em Manila (Filipinas),  o evento reuniu cerca de 4 milhões de pessoas). Vários de nossos paroquianos participaram da JMJ, no Rio.

 

Nosso paroquiano na Jornada Mundial da Juventude 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home/storage/9/e1/ff/paroquiasaojoseofici/public_html/wp-content/plugins/simple-lightbox/controller.php on line 1578