“Que todos sejam um” (Jo 17,21). É animado por esse desejo de Nosso Senhor Jesus Cristo que São Vicente Pallotti criou a festividade do Oitavário da Epifania. O objetivo é celebrar a unidade de todos os católicos e fortalecer a atuação de todos na luta para reavivar a fé e reacender a caridade em todo o mundo, segundo o apelo de Pallotti.
A finalidade da festividade era juntar todas as congregações, ordens e expressões religiosas da Igreja para colaborar no aumento da defesa e propagação da fé e a piedade católica. Pallotti queria que os católicos de todos os ritos, povos, línguas e nações, rezassem juntos e em todos os lugares.
A primeira edição do Oitavário foi realizada em Roma, entre os dias 5 e 13 de janeiro de 1836. Para enfatizar o caráter de unidade, foram convidados para participar do Oitavário padres de várias congregações religiosas, Igrejas de vários ritos religiosos e leigos das mais variadas condições. No Oitavário de 1847, o próprio papa Pio IX, fez questão de participar ressaltando a importância de todos os cristãos estarem empenhados em anunciar o evangelho e difundir a fé e a caridade.
A celebração instituída por São Vicente Pallotti era uma espécie de festa de comunhão entre todas as nações que acontecia em Roma, de 6 a 13 de janeiro de cada ano. A finalidade da festividade era juntar todas as congregações, ordens e expressões religiosas da Igreja para colaborar no aumento da defesa e propagação da fé e a piedade católica. Pallotti queria que os católicos de todos os ritos, povos, línguas e nações, rezassem juntos e em todos os lugares.
Desde então os membros da União do Apostolado Católico (UAC), fundada por Pallotti, tem mantido viva em todo o mundo essa festividade.
Oitavário na Paróquia
Hoje, os desafios da fé, continuam como na época de São Vicente Pallotti. Precisamos reavivar a fé e reacender a caridade nas pessoas como nos ensinou o santo. Dessa forma, como já é tradição, a nossa paróquia celebrará o Oitavário da Epifania no período de 8 a 15 de janeiro de 2017, todos os dias às 19h. Com o tema ”Festa da Epifania e Ano Nacional Mariano – “Maria, Ternura da Mãe Aparecida e amparo do povo brasileiro e primeira discípula missionária”, a celebração do Oitavário na paróquia terá a participação de várias congregações religiosas e movimentos. Será a festa da unidade entre o clero diocesano, os religiosos e os leigos. O Oitavário será uma manifestação de fé dentro de vários carismas.
Várias paróquias e comunidades do Setor Cajuru estarão participando e comandando as celebrações.
Então, vocês, nossos queridos paroquianos e paroquianas, estão convidados a vir celebrar e rezar com a gente. Convide seus familiares e amigos e venha participar.
08/01 – DOMINGO – ABERTURA –
19h – Santa Missa com a festa de Santos Reis: Liturgia preparada pela Comunidade Mãe do Divino Amor (MDA
09/01 – SEGUNDA FEIRA
19h – Santa Missa com liturgia da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Belém (padres dominicanos)
10/01 – TERÇA FEIRA
19h – Santa Missa com liturgia da paróquia Santíssima Trindade (padres diocesanos)
11/01 – QUARTA FEIRA
19h – Santa Missa e novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Liturgia do Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu (padres palotinos)
12/01 – QUINTA-FEIRA
19h – Missa com liturgia da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – padres Rogacionistas.
13/01 – SEXTA-FEIRA
19h – Missa com liturgia da Paróquia São Martinho de Lima
14/01 – SÁBADO
19h – Missa no Rito Ucraino-católico celebrada por Dom Volodemer Koubetch – Bispo da Arquieparquia Metropolitana São João Batista, e padre Edson (padres basilianos)
15/01 – DOMINGO
19h – Encerramento – Santa Missa com Padres Palotinos
Cantos e 2ª leitura: comunidade Matriz
Comentário e Entrada da Palavra: Comunidade São Vicente Pallotti
1ª leitura e preces: Comunidade São Tiago
Ofertório: Religiosas e União do Apostolado Católico (UAC)
*Após a santa missa de encerramento teremos a Confraternização com bolo do Bambino
(Todos os dias às 18:15 iremos intercalar a reza do rosário com uma novena a nossa Senhora, a são José, a são Vicente Pallotti. Etc)