A UAC, obra fundada por São Vicente Pallotti, é uma Associação Pública Internacional de Fiéis composta de alguns sacerdotes, religiosos e leigos.
A União do Apostolado Católico, dom do Espírito Santo, é uma comunhão de fiéis que, segundo o carisma de São Vicente Pallotti, promovem a co-responsabilidade de todos os batizados, a reavivar a fé, a reacender a caridade na Igreja e no mundo e a levar todos à unidade de Cristo”.
As origens da União do Apostolado Católico remontam ao dia 9 de Janeiro de 1835, data em que, por inspiração divina, São Vicente Pallotti (1795-1850) decidiu fundar uma obra em que todos os membros do Povo de Deus pudessem participar unidos na missão evangelizadora da Igreja. São Vicente Pallotti estava imbuído da ideia de que todos os batizados, em resposta ao “mandamento novo” da caridade (cf. Jo 15, 12-15), são chamados a empenhar-se ativamente em prol salvação do próximo e de si mesmos, e considerava também que as iniciativas apostólicas pessoais seriam mais eficazes, se fossem realizadas de forma associada e orientadas para a tarefa comum de vida e de propagação conjunta do Evangelho.